Sempre que o organismo indica algo anormal devemos dar a devida atenção e procurar um médico especialista o quanto antes para ter um diagnóstico preciso. Esse profissional indicará o tratamento correto a ser feito. E no caso da coceira no corpo, não é diferente.

Dessa maneira, existem diversos fatores que podem gerar uma coceira intensa, que vão desde o uso de alguma substância irritante à sua pele ou até doenças dermatológicas causadas por fungos. Além disso, outras doenças também podem surgir ou estarem relacionadas ao problema.

Daí podemos fazer algumas reflexões, como: o que pode causar coceira? O que é bom para coceira no corpo? Existe remédio caseiro para acalmar essa situação?

Vamos detalhar todas essas questões a partir de agora!

Leia mais: Coceira pode ser um sinal de alerta para a sua saúde

Doenças que podem causar coceira no corpo

A dermatite atópica é caracterizada por eczema atópico. De origem genética, não é contagiosa e tem a coceira como uma das manifestações. É comum em pessoas que têm pele seca e pode provocar também erupções e crostas. Em geral vem acompanhada por asma e/ou rinite alérgica, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, e piora em caso de contato com mofo, pólen, ácaros e tecidos sintéticos.

Nesse sentido também temos a dermatite de contato, problema que geralmente acontece pela má condição da pele, por alergias ou no contato com alguma substância irritante, principalmente produtos e pelos de animais.

Outra enfermidade que gera coceira no corpo é a catapora (ou varicela). Ela é causada pelo vírus herpes zoster, sendo mais comum sua manifestação no período da infância. Os sintomas variam entre febre, pequenas bolhas ou vesículas.

Já a escabiose, mais conhecida como sarna, se manifesta através de um parasita minúsculo que entra na pele. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, e o sintoma mais comum é a coceira intensa à noite.

Leia também: Veja mais explicações sobre a escabiose

Outras situações que podem causar coceira no corpo

Os problemas emocionais podem contribuir para o aparecimento de coceira no corpo, sabia? Quem sofre de ansiedade ou passa por momentos de estresse tende a sentir a pele coçar.

Quem tem algum tipo de problema no fígado ou nos rins poderá sentir coceira também, visto que esses quadros liberam substâncias que desencadeiam reações nas terminações nervosas do corpo.

O linfoma (câncer do sistema linfático) é mais uma comorbidade que pode causar coceira em todo o corpo. Nesses casos pode haver ainda sinais de vermelhidão, suor noturno e febre.

As micoses, condição causada por fungos, tendem a se instalar nos cabelos, bem como na pele ou até nas unhas. Coceira no corpo, descamação e outras lesões estão entre os principais sintomas.

Existem, ainda, outras doenças que também tendem a gerar coceira no corpo.

  • Mononucleose;
  • Diabetes;
  • Tireoide;
  • Síndromes carcinoides, entre outras.

Portanto, apenas um especialista saberá avaliar as razões precisas do aparecimento da coceira e indicar o melhor cuidado para sanar o problema.

Indicação de leitura: Telemedicina para empresas – por que aderir e quais os benefícios?

Atenção aos Medicamentos

Antes de fazer uso de algum remédio, consulte sempre um médico especialista, pois alguns medicamentos liberam substâncias que podem afetar o bom funcionamento do organismo, causando coceira.

Os chamados opioides (morfina e cloridrato de tramadol são os mais conhecidos) são exemplos de medicamentos que, às vezes, costumam gerar coceira no corpo de certos indivíduos.

Então pode surgir a dúvida: o que é bom para coceira no corpo? Existe remédio caseiro para acalmar essa situação? Sabemos que as simpatias, ou remédios caseiros, são popularmente muito conhecidos, entretanto, não são recomendados pelos médicos.

A automedicação não é indicada de maneira nenhuma. Somente um profissional da área, como um dermatologista, por exemplo, será capaz de fazer os exames necessários e fornecer um diagnóstico correto, assim como indicar o tratamento preciso.

Não deixe de ler: Está com dúvidas sobre a vacina contra COVID-19? Veja perguntas e respostas

Pele seca e outras enfermidades

A pele seca é um dos problemas que também podem causar coceira no corpo. O uso de cremes hidratantes e a atenção à temperatura e tempo de banho colaboram para evitar que o quadro de coceira provocada por ressecamento se agrave.

Ainda, vale lembrar que é necessário conter o ímpeto de coçar a pele, pois, fazendo isso, o problema poderá evoluir para uma descamação, bem como vermelhidão na área afetada, crosta, pele vermelha ou até pequenas bolhas, que podem levar a cicatrizes.

Ao primeiro sinal de coceira no corpo, não hesite em procurar ajuda médica.

Quer viver com mais qualidade de vida? Leia mais sobre saúde e bem-estar aqui em nosso site!

Compartilhe agora: