Coronavírus são uma família de vírus que provocam infecções respiratórias. Elas podem ser leves ou se manifestarem de maneira mais agressiva, como uma forma de pneumonia grave, por exemplo.
A atual forma da doença provocada por um novo agente coronavírus foi chamada pelos cientistas de Covid-19. Os primeiros relatos de infecção por esse agente ocorreram na China, em dezembro de 2019.
Principais sintomas do Covid-19:
- Dificuldade para respirar
- Febre
- Tosse
- Coriza
- Dor de garganta
Quais medidas vêm sendo tomadas em caso de suspeita ou confirmação da doença?
A Organização PanAmericana da Saúde, no Brasil, alerta sobre os cuidados que vêm sendo tomados conforme a portaria Nº 356 de 11 de março de 2020:
Quando uma pessoa no Brasil apresentar sintomas respiratórios – febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar – a(o) médica(o) vai prescrever o isolamento e emitir o atestado para o doente e todas as pessoas que residem no mesmo domicílio (mesmo que não apresentem sintomas) por 14 dias.
São sinais de emergência para a doença e deve-se buscar ajuda quando:
- O paciente apresenta piora do quadro respiratório;
- Há o aparecimento de dor ou sensação de aperto no peito;
- O doente demonstra confusão mental ou dificuldade para permanecer alerta;
- Extremidades como mãos ou lábios apresentam coloração arroxeada.
É importante frisar que, em algumas situações, o paciente pode estar contaminado com o coronavírus e permanecer assintomático, por isso, deve-se manter os cuidados preventivos, como lavar bem as mãos e evitar o contato próximo com outras pessoas, estejam elas ou não com sintomas.
Referências
O que é coronavírus (Covid-19)?; Ministério da Saúde
Symptons; CDC
Folha Informativa – Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus); OPAS