Por se tratar de uma nova doença, o Covid-19 ainda gera muitas dúvidas em parte da população. Para ajudar a saná-las, reunimos aqui as perguntas e respostas mais frequentes.

O que é coronavírus?

O coronavírus é uma grande família de vírus capaz de infectar tanto animais quanto humanos. Em humanos, ele é capaz de afetar gravemente o pulmão, provocando infecções respiratórias graves, como a pneumonia. Antes da descoberta recente do Covid-19, em dezembro de 2019, na China, outros coronavírus já haviam afetado gravemente os humanos: a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), em 2002, na China, e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), em 2012, no Oriente Médio.

O que é Covid-19?

É o nome dado à doença infecciosa provocada pelo novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.

Quais os sintomas mais comuns do Covid-19?

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dificuldade para respirar e tosse. Alguns pacientes relatam coriza, congestão nasal, dor de garganta e/ou diarreia.

É verdade que alguns pacientes são assintomáticos?

Sim. Há casos em que o paciente testa positivo para a doença e permanece sem manifestar os sintomas. No entanto, ainda assim, ele é capaz de transmitir o Covid-19.

Como ocorre a transmissão do Covid-19?

A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio do contato com gotículas de saliva vindas de um espirro, tosse ou secreção presente nas mãos. Por isso, é importante manter distância de outras pessoas, evitar apertos de mão, compartilhar objetos e tocar superfícies e, em seguida, o rosto, principalmente a boca, o nariz e os olhos.

O Covid-19 pode ser transmitido pelo ar?

Até o momento, estudos sugerem que a principal via de transmissão é o contato de gotículas respiratórias com áreas em que há a presença de mucosas, e não pelo ar.

Posso ser infectado pela urina ou pelas fezes de alguém que esteja doente?

Embora os riscos de contaminação sejam mais baixos, é possível que o vírus sobreviva em outras secreções em alguns casos.

Qual o risco de desenvolver a forma grave da doença?

Pelo que se sabe até o momento, pessoas idosas, doentes crônicos e imunodeprimidos têm mais chances de desenvolverem formas severas da doença. No entanto, não é descartado que jovens possam ser contaminados e necessitar de internação, evoluindo para um quadro negativo, que pode levar à morte ou deixar sequelas.

Antibióticos são efetivos contra o Covid-19?

Não. Antibióticos não funcionam no combate ao coronavírus, apenas no combate a bactérias – o que não é o caso.

Existe algum medicamento que possa prevenir ou combater o Covid-19?

Até o momento, não há tratamento ou cura para a doença. Os medicamentos utilizados até então visam amenizar sintomas como febre e desconforto.

Devo usar máscara cirúrgica para me proteger?

A indicação é de que o uso da máscara seja feito por aqueles que apresentarem os sintomas da doença ou em casos em que se está cuidando de alguém que está com os sintomas. Em casos contrários a esses, o uso de máscara, segundo a Organização Mundial da Saúde, caracteriza desperdício de recursos, já que há uma escassez mundial do material.

Qual a maneira ideal de usar máscara cirúrgica?

Lembre-se de que a máscara só deve ser utilizada caso você esteja apresentando sintomas. Veja as orientações:

  1. Antes de tocar a máscara, lave bem as mãos com água e sabonete;
  2. Pegue a máscara e verifique se há rasgos ou buracos;
  3. Localize o lado superior (onde está a tira de metal ou borda rígida);
  4. Posicione a máscara no rosto e adapte a tira de metal ou borda rígida ao contorno do seu nariz;
  5. Puxe a parte inferior da máscara para que ela cubra a sua boca e seu queixo;
  6. Não toque a máscara com as mãos enquanto estiver utilizando-a;
  7. Caso a máscara fique umedecida com secreções, faça a troca da mesma, descartando o material utilizado de maneira segura;
  8. Faça a higiene correta das mãos depois de retirá-la e repita a operação para vestir uma nova máscara.
Qual o período de incubação do Covid-19?

O período de incubação da doença pode variar entre 1 e 14 dias. No entanto, é mais comum que se manifeste a partir do quinto dia.

Posso transmitir ou pegar Covid-19 do meu animal de estimação?

Até o momento, não há evidências de transmissão do vírus de animais para humanos. No entanto, já houve relato de contaminação de pelo menos um cão, em Hong Kong. Portanto, a recomendação é para que pessoas que estejam com a doença se isolem até o desaparecimento dos sintomas ou fim do período de incubação.

Quanto tempo o vírus pode sobreviver em superfícies?

O tempo de resistência do vírus é variável de acordo com a superfície.

Poeira – 3h
Cobre– 4h
Papel
ão – 24h
A
ço inoxidável – 72h
Plá
stico – 72h
Portanto, é importante manter a limpeza dos ambientes e superfícies, que pode ser feita com desinfetantes, álcool, água sanitária ou água e sabão.

Referência:

Q&A on coronaviruses (Covid-19); WHO

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses

Compartilhe agora: